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Vencedores inéditos vencem e comemoram com tango em Buenos Aires


Noite de sexta feira, carnaval e uma grata surpresa, a Vorc Series continua impactando positivamente o universo do automobilismo virtual com a sua Clio Cup. Nada menos que 32 pilotos deixaram de lado o primeiro dia de folia e estiveram presentes em terras hermanas para disputar a etapa de Buenos Aires no polivalente autódromo Oscar Alfredo Gálvez (Traçado nº 9), demonstrando o quanto esta categoria caiu no gosto dos amantes da velocidade.

Classificação
Com traçado bem mais curto que as etapas anteriores a disputa pela pole position foi acirrada e teve muitos postulantes. Ao fim da sessão classificatória 12 pilotos se mantiveram no mesmo segundo de diferença para a volta mais rápida. Como um grid repleto de pilotos de alto nível quem se destacou desta vez foi Pedro de Oliveira, com uma volta impecável em 1:22.583 o piloto registrou a pole position garantindo assim um ponto extra.
Gustavo Frigotto mostrou que estava disposto a defender a liderança do campeonato e com uma excelente volta (1:22.692) fechou a primeira fila.  Logo atrás vieram Marcos Furriel (1:22.755) e Caio Russi (1:22.862) completando o grupo dos ponteiros.
Carlos Barreto (1:23.036), Rafael Borgosman (1:23.137), Samuel Pontes (1:23.140), Neto Silva (1:23.290), Emerson Czerkawsky (1:23.419) e Enzo Sofiato (1:23.502) fecharam o concorridíssimo top 10.


1ª Bateria
Carros alinhados, expectativa de uma bateria alucinante, grid cheio, pista curta, pilotos disputando espaço para conquistar cada metro de pista. Ainda assim os pilotos conseguiram fazer uma largada sem acidentes, com Pedro de Oliveira se mantendo a frente e Gustavo Frigotto sustentando a segunda posição. Caio Russi teve dificuldades para encontrar uma boa posição para tangenciar as primeiras curvas e acabou ficando com o lado de fora do traçado, espalhou e por duas vezes chegou a beliscar a brita e perdeu algumas preciosas posições logo no início da corrida.
No transcorrer das primeiras voltas Marcos Furriel, Rafael Borgosman e Samuel Pontes chegaram em Gustavo Frigotto, que teve que começar a pensar em defender posição ao invés de atacar o líder da bateria, com isso Pedro de Oliveira teve um pequeno alívio e conseguiu abrir vantagem mínima, nada que fosse o suficiente para lhe dar uma corrida tranquila, mas o simples fato de não precisar defender posição toda curva permitiu que o piloto desenvolvesse melhor seu ritmo de prova. 
Rafael Borgosman errou ao tentar atacar Marcos Furriel, colocou as rodas na grama e perdeu o controle do carro e rodou sozinho, apesar de ter perdido poucas posições e ter voltado em sexto, a dificuldade em escalar novamente o grid acabou tirando o piloto da briga pela vitória.
Enquanto isso, no pelotão intermediário a resistência para negociar ultrapassagens fez com que alguns pilotos arriscassem um pouco além da conta e se envolvessem em alguns acidentes. Abandonaram por quebras em decorrência de acidentes os pilotos Tarso Marques, Daniel Gomes, Gilson Rodrigues, Marco de Andrade e Rodrigo Rocha.
Apesar de muita pressão na luta por posições a corrida se desenvolveu sem maiores alternâncias entre os líderes. Pedro de Oliveira venceu de ponta a ponta, levando assim o ponto extra pelo maior número de voltas lideradas (18) e outro ponto extra pela volta mais rápida da corrida (1:22.747).
Gustavo Frigotto conseguiu segurar os consecutivos ataques de Marcos Furriel e terminou em segundo, com o piloto da HVM fechando o pódio. Samuel Pontes, Carlos Barreto, Rafael Borgosman, Enzo Sofiato e Endrigo de Castro fecharam o top 8 para inversão de grid na segunda bateria da noite.
Os top climbers da primeira bateria foram Felipe Granado e Edgar Horst Jr, ambos conquistaram 12 posições ao longo da corrida.


2ª Bateria
Com a inversão de grid Endrigo de Castro e Enzo Sofiato dividiam a primeira fila, mas quando as luzes verdes se acenderam o carro de Endrigo largou muito mal, teve uma perda brusca de rotação na troca de marchas e o piloto caiu da primeira para a quarta posição na largada.
Enzo Sofiato assumiu a liderança apenas por alguns segundos, isso porque Rafael Borgosman, que vinha de terceiro fez excelente largada e se posicionou melhor para tomar a liderança antes da primeira curva.
Como sempre acontece nas baterias com grid invertido os ataques para escalar posições eram muito mais intensos, Enzo não conseguiu se manter entre os primeiros e perdeu várias posições, caindo para nono. Carlos Barreto, sempre fazendo corridas seguras e longe dos acidentes conseguiu se posicionar em segundo enquanto Gustavo Frigotto se apressou em negociar ultrapassagens e rapidamente conquistou a terceira posição.
Na luta pela quarta posição Endrigo de castro e Pedro de Oliveira se envolveram em um acidente, o piloto da BSP ao atacar Endrigo provocou uma batida por trás, fazendo o carro de Endrigo rodar e ir para a grama, perdendo várias posições. Quem se deu bem foi Caio Russi, que aproveitou o enrosco para assumir a quarta posição.
Na metade da corrida Rafael Borgosman seguia na liderança mantendo confortável vantagem sobre o segundo colocado. A briga do momento era entre Caio Russi, Marcos Furriel e Emerson Czerkawsky. Furriel aproveitou-se de uma embarrigada de curva de Caio para assumir o quarto posto, contudo nas voltas seguintes Caio Russi conseguiu devolver a ultrapassagem reassumindo a quarta posição.
Gustavo Frigotto seguia agressivo para conseguir a segunda posição, fez a aproximação sobre Carlos Barreto e se lançou ao ataque, chegou a ultrapassar, mas tomou um belíssimo X de Carlos Barreto na defesa de posição, neste que foi um dos momentos mais belos da corrida. O líder do campeonato ainda tentou diversas vezes fazer a ultrapassagem, mas Barreto sempre defendia com sucesso.
Quem agradeceu tamanha disputa pela segunda posição foi Rafael Borgosman, o piloto venceu a segunda bateria de ponta a ponta e ganhou o ponto extra pelo maior número de voltas lideradas (19). Carlos Barreto, com todos os méritos, terminou em um excelente segundo lugar. Gustavo Frigotto fechou o pódio e cravou a melhor volta da segunda bateria (1:22.683) também levando para casa mais um precioso ponto extra.
Na eletrizante disputa pela quarta posição, Caio Russi foi definitivamente superado por Marcos Furriel e Emerson Czerkawsky. Neto silva terminou na 7ª posição, seguido por Samuel Pontes, Carlos Reina e Enzo Sofiato no top 10.
Os top climbers da segunda bateria foram Wendel George e Daniel Gomes, ambos conquistaram 14 posições ao longo da corrida.

Após três etapas Gustavo Frigotto sai ainda mais líder com 41 pontos de vantagem sobre Neto Silva.

Já no campeonato de equipes, a Minardi Team HVM sai ainda mais líder com 45 pontos de vantagem sobre a BSP Racing.

VT da Etapa

 


A Vorc Series cruza o mundo e retorna no dia 10/03 com a etapa de Suzuka East no Japão para a segunda metade do campeonato.



Texto por Raphael Arqueti.



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