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Enfim, o grande dia chegou!!!





Reta final de campeonato! A Vorc Series realizou nesta sexta feira (24/03/2017) a penúltima etapa da temporada da Clio Cup nas ruas de Surfers Paradise, subúrbio da cidade de Gold Coast na Austrália. Vinte e um pilotos deixaram as belíssimas praias australianas de lado para se aventurar entre os apertados muros e chicanes deste desafiador circuito de rua em duas baterias agitadíssimas. Em jogo nada mais que a possibilidade título antecipado para Gustavo Frigotto.

Classificação
O elevado nível de dificuldade imposto pelo traçado de Surfers Paradise provocou a maior diferença de desempenho vista nos tempos de volta entre os pilotos até aqui. Embora os ponteiros, como de costume, tenham mantido um desempenho muito próximo, a diferença entre a volta da pole e volta mais lenta dada durante a classificação ficou na casa de 7 segundos.
Entre os ponteiros Gustavo Frigotto, único piloto com possibilidade de sagrar-se campeão por antecipação nesta etapa, começou bem a noite e faturou a pole position com uma impecável volta de 1:21.845 ampliando ainda mais sua vantagem ao conquistar o ponto extra pela volta mais rápida, Rafael Borgosman fechou a primeira fila com uma volta de 1:21.946. Caio Russi abriu a segunda fila com o tempo de 1:22.046, tendo ao seu lado Leandro Werle (1:22.133). Carlos Barreto (1:22.178), Thiago Procópio (1:22.914), Anderson Medeiros (1:23.164), Emerson Czerkawsky (1:23.615), Diogo Souto (1:24.250) e Ricardo Senior (1:25.287) fecharam o top 10.



1ª Bateria
A primeira bateria começou com Rafael Borgosman pulando bem na largada e assumindo a liderança seguido de perto por Gustavo Frigotto, Caio Russi e Carlos Barreto. Apesar da largada relativamente tranqüila não demorou muito para que os primeiros incidentes começassem a surgir.
Ainda no giro inicial Diogo Souto inaugurou os trabalhos e espancou sua HVM no muro ao errar a tangência de uma curva, na volta seguinte foi a vez de Geraldo Max e Roni Champ baterem praticamente ao mesmo tempo no ponto de saída da chicane após a reta principal. Emerson Czerkawsky, Thiago Procópio e Carlos Barreto engordaram a lista de acidentes nas voltas iniciais.
A primeira bateria se tornou uma corrida de sobrevivência e nem mesmo Gustavo Frigotto escapou ileso. O líder do campeonato, em sua perseguição a Rafael Borgosman, se tornou mais uma vítima da temida chicane e capotou. Por sorte o piloto conseguiu continuar na corrida, ainda que como carro bastante avariado e agora ocupando a sexta posição.
Beneficiado pelo acidente de Frigotto, Caio Russi assumiu a segunda posição e sentiu que era a o momento certo de apertar o ritmo para pressionar o líder. Volta a volta o piloto do Racer Clube vinha tirando a vantagem construída por Rafael Borgosman, que acabou errando e tocando o muro na saída da chicane abrindo espaço para a manobra de ultrapassagem de Caio Russi.
O novo líder da corrida, um dos poucos pilotos a completar a prova com o carro intacto, mostrou ter mais ritmo e abriu considerável vantagem nos minutos finais para garantir a vitória na primeira bateria, além de conquistar o ponto extra pelo maior número de voltas lideradas (10). Rafael Borgosman e Medeiros completaram em segundo e terceiro respectivamente. Thiago Procópio resistiu à pressão final de Gustavo Frigotto para cruzar a linha de chegada em quarto, enquanto o piloto da Minardi Team HVM encerrou sua participação na corrida inicial na quinta posição e garantiu o ponto adicional pela volta mais rápida da corrida (1:21.680). Carlos Reina, Leandro Werle e Tarso Marques completaram os oito primeiros que inverteram o grid para segunda bateria da noite.
O ponto extra pelo maior número de posições ganhas durante a corrida foi para Wendel George (9 posições).
Abandonos: Carlos Barreto, Ricardo Senior, Júnior Ferreira, Geraldo Max, Roni Champ, Raphael Arqueti, Neto Silva e Wendel George.
No dia seguinte ao evento a administração da liga aplicou as seguintes penalizações por excessos quanto ao uso da pista além de seus limites na curva 1.

Punições da 1ª Bateria
Rafael Borgosman = acréscimo de 50 segundos
Gustavo Frigotto = acréscimo de 45 segundos
Diogo Souto = acréscimo de 15 segundos
Neto Silva = acréscimo de 10 segundos
Anderson Medeiros = acréscimo de 5 segundos
Thiago Procópio = acréscimo de 5 segundos



Já computadas as penalizações o resultado oficial da 1ª Bateria foi:



2ª Bateria
Pilotos a postos para o início da segunda bateria. Tarso Marques e Leando Werle encabeçando o pelotão. As luzes verdes se acendem e Tarso Marques fez uma belíssima largada, pulando a frente com propriedade. Leando Werle não comprometeu e manteve a segunda posição, enquanto Gustavo Frigotto assumiu o terceiro posto ao largar melhor que Carlos Reina. O grid se agigantava para cima da temida chicane e, desta vez, a confusão foi grande. Em um acidente múltiplo, Thiago Procópio, Rafael Borgosman e Caio Russi se enroscaram e o carro de Borgosman acertou a barreira, seu carro ficou atravessado na pista e foi atingido em seguida por outros carros. Os pilotos seguiram, mas com seus carros bastante danificados, já Thiago Procópio acabou abandonando.
Ainda na primeira volta uma seqüência de eventos definiria o futuro da corrida. O líder, Tarso Marques enfrentou problemas de conexão e caiu do servidor, com isso Leandro Werle assumiu a ponta por alguns segundos, isso porque o piloto atacou demais a zebra, seu Clio inclinou sobre duas rodas e foi escorar no muro, com isso Gustavo Frigotto, que vinha em terceiro, ganhou duas posições de mão beijada e assumiu a liderança da corrida. Leandro Werle ainda perdeu posição para Anderson Medeiros e Carlos Reina em virtude do erro cometido.
A segunda bateria seguiu tão acidentada quanto a primeira. Após parar nos boxes para reparar seu carro, Borgosman se acidentou novamente, desta vez sozinho e abandonou a prova.
Após os conturbados primeiros cinco minutos de corrida os pilotos se realocaram na pista e a distância entre eles ficou um pouco mais espaçada do que na bateria anterior. Algumas disputas por posições aconteciam em pontos específicos, como na quinta posição em uma briga caseira entre as BSP de Atos Domani e Neto Silva. O campeão da temporada passada, mesmo com carro avariado conseguiu pressionar seu parceiro de equipe e efetuar corajosa manobra de ultrapassagem para assumir a quinta colocação.
Outro foco de disputa se desenhava na sétima posição com Wendel George sendo seguido de perto por Emerson Czerkawsky e Carlos Barreto. No fim da reta principal Czerkawsky se lançou para fazer ultrapassem sobre Wendel, contudo a manobra de ultrapassagem foi concluída apenas parcialmente, pois o Clio de Emerson chegou muito veloz na chicane e tocou o anti cut vindo a capotar de forma espetacular.
Na volta seguinte Anderson Medeiros também sofreu ao passar por um anti cut na mesma chicane e viu seu carro sob duas rodas. Melhor para Leandro Werle, que perseguia o piloto de perto e assumiu a segunda colocação.
Com a corrida se aproximando do fim, Gustavo Frigotto e Caio Russi, embora em pontas opostas do grid, por estarem com pista livre a sua frente estabeleceram uma disputa acirrada para ver quem ficava com a volta mais rápida da bateria. E quem levou a melhor foi o bicho papão da categoria, Gustavo Frigotto ficou com os pontos extras pela volta mais rápida (1:21.907) e o maior número de voltas lideradas (19) e, como não poderia deixar de ser venceu a segunda bateria com imensa tranqüilidade, sagrando-se assim, de forma antecipada o grande campeão da temporada.
Leandro Werle terminou em segundo, com Anderson Medeiros em terceiro fechando o pódio. Neto Silva completou a prova na quarta colocação, seguido por Wendel George, Atos Domani, Carlos Barreto, Caio Russi, Wagner Antonelo e Raphael Arqueti fechando o top 10.
Carlos Barreto garantiu a pontuação extra como top climber da bateria (16 posições).
Não completaram a etapa: Thiago Procópio, Tarso Marques, Rafael Borgosman, Diogo Souto, Ricardo Senior, Alisson Zanoni e Carlos Reina.

No dia seguinte ao evento a administração da liga aplicou as seguintes penalizações por excessos quanto ao uso da pista além de seus limites.
Punições da 2ª Bateria
Gustavo Frigotto = acréscimo de 20 segundos
Anderson Medeiros = acréscimo de 10 segundos
Emerson Czerkawsky = acréscimo de 5 segundos
Já computadas as penalizações o resultado oficial da 2ª Bateria foi:


No campeonato de pilotos Frigotto confirmou seu título, porém ainda há uma forte briga em aberto entre Caio Russi, Neto Silva e Carlos Barreto pela briga do vice campeonato.


No de equipes a Minardi Team HVM também saiu com o título sendo o terceiro título consecutivo de uma equipe da HVM Racing. 



A Vorc Series retorna no dia 07/04 para a última etapa do campeonato no circuito de Nurburgring na Alemanha.

Texto por Raphael Arqueti. 

VT da Etapa:

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